Festival Maurício Horta Movimenta o Xadrez no Nordeste

19 jan
8:43

Aconteceu entre os dias 17 e 18, no Clube Português, em Recife, o Festival Maurício Horta, em homenagem ao multi-campeão Antônio Maurício Rios Horta, que prestigiou a competição.

O Festival, que contou com um torneio Sub-18 e um aberto, teve a participação de atletas de 4 estados da federação, e ainda duas presenças internacionais, a do espanhol Nicolas Galego Picasso e do colombiano Ariday Mosquera, tendo o total de 16 inscritos para o torneio sub-18 e 58 para o Aberto.

No sábado, sagrou-se campeão o atleta de Paulo Afonso-BA, Erick Feitosa da Silva, com 100% de aproveitamento, seguido de Álvaro Cristiano Miguel Sousa, de Petrolina-PE e Gabriel Victor da Silva Araújo, de Recife. Ao final da competição, os 10 primeiros colocados ainda tiveram a oportunidade de participar de uma simultânea com o homenageado, Maurício Horta que, aos 82 anos, encarou o desafio e venceu 7 das 10 partidas, perdendo apenas para os três primeiros colocados.

Já ontem, no aberto, os destaques foram as presenças do Mestre Internacional pernambucano Yago Santiago e do Mestre Fide Vinícius Tiné Martins. O torneio foi disputado em duas etapas, a primeira, um torneio suíço classificatório em 7 rodadas, que classificou 6 jogadores para a fase final do torneio e mais 8 jogadores para a disputa do 7° lugar, que ficou com o alagoano Jayme Miranda.

Já na final, realizado num sistema Schuring de emparceiramento, o título ficou o MI Yago Santiago, que venceu todas as partidas da final. Na segunda posição, o recifense Benone Lopes, com apenas uma derrota, e em terceiro, o economista e MF Vinícius Tiné. As premiações, entretanto, foram além do pódio tradicional, e foi seguida pelo bicampeão alagoano José Ferreira Azevedo Júnior, em 4°, o campeão pernambucano ativo 2011 Lúcio Roberto Santos Pacífico, em 5°, e o atual vice-campeão pernambucano blitz André Felipe de Lima Cardoso, em 6°.

Na cerimônia de premiação, além do organizador do evento e presidente da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX), Carlos Capivara, estiveram presentes o presidente da Federação Cearense de Xadrez (FCX), Licínio Correa, e claro, o homenageado do evento, Maurício Horta.

Confira fotos do evento (imagens do Sr. Aristótanes Carvalho):

Sub-18 1

Homenageado Maurício Horta ao centro posa para foto com atletas do Sub-18.

Sub-18 2

Da esquerda para a direita: Erick Feitosa (campeão), Álvaro Cristiano (vice), Maurício Horta, Gabriel Victor (3°), Carlos Capivara (presidente da FPEX) e Louis Lins (vice-presidente da FPEX).

simultânea

Homenageado Maurício Horta joga simultânea contra os atletas do Sub-18.

YAGO

MI Yago Santiago – Campeão do Aberto

Benone

Benone Lopes – Vice-campeão

Tiné

MF Vinícius Tiné – 3° colocado

Disputa do sétimo lugar, entre Christian Almeida (de brancas) e Jayme Miranda (de negras), com vitória de Jayme.

Disputa do sétimo lugar, entre Christian Almeida (de brancas) e Jayme Miranda (de negras), com vitória de Jayme.

« »

Rogerio Santos

Editor Chefe da Revista Meio Jogo. Arbitro FIDE e jogador de xadrez nas horas vagas, tem contribuído para a divulgação do jogo nos maiores canais de notícias do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *