Após dia de rodada dupla, Matsuura vê sua vantagem aumentar na Final

10 fev
10:54

Mais um dia pesado para os competidores da Fase Final do Brasileiro, que acontece no Rio de Janeiro.  Com rodada dupla na reta final do evento, muitos contavam que isso poderia afetar o desempenho de algum dos competidores.

O líder da peleja, Everaldo Matsuura passou de certa forma ileso a esses fatores e fez 1,5 pontos hoje, aumentando sua vantagem em 1 ponto sobre seus seguidores, a quatro rodadas do fim. pela tarde ele teve seu primeiro duelo a “altura”, aonde enfrentou o também GM Felipe El Debs, cedendo seu primeiro empate no evento.

Amanhã sua vida será mais complicada, pois poderá abrir importante vantagem se derrotar Alexandr Fier, seu adversário direto na disputada do título.  Matsuura jogará de negras. Historicamente, Fier tem ampla vantagem no confronto, possuindo se pontos de vantagem em mais de 20 partidas oficiais.

Fier teve um dia difícil, aonde empatou suas duas partidas, a primeira frente a El Debs, e a segunda frente a Carneiro. Segue em 2º/3º e terá de vencer Matsuura no duelo de amanhã se quiser ganhar o torneio sem precisa da “ajuda ” de outros jogadores.

Quem se recuperou no torneio foi Krikor Mekhitarian, que conseguiu 2 vitórias hoje e voltou a caçar Matsuura. O confrontos de ambos poderá ter tons dramáticos, pois acontecerá na última rodada.

Felipe El Debs corre por fora, a 1,5 pontos do líder, ele terá um caminho “mais fácil” nas próximas rodadas e poderá entrar novamente na briga pelo título, mas depende de alguns resultados para isso.

Os demais jogadores lutam apenas por normas de título e/ou por melhorar suas posições na tabela e somar mais alguns pontinhos de rating, ou não perder muitos pontos.

A rodada amanhã começará as 10h da manhã de Brasília, e terá como destaque, o confronto entre Fier x Matsuura na mesa 1.

Veja todos os confrontos —> AQUI 

« »

Rogerio Santos

Editor Chefe da Revista Meio Jogo. Arbitro FIDE e jogador de xadrez nas horas vagas, tem contribuído para a divulgação do jogo nos maiores canais de notícias do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *